Ir para o menu Ir para conteúdos
 
 
 
 
 

Novidades Mapguide Enterprise 2010

Funcionalidades e Vantagens

Amplie e âmbito e o valor de sua informação espacial com o software Autodesk MapGuide® Enterprise 2010. Aceda a dados do projecto e espaciais a partir das mais variadas fontes, desenvolva novas aplicações e distribua dados de mapas e espaciais com maior rapidez e facilidade. Utilize um ambiente de authoring amigo do projecto para criar e partilhar informação espacial como páginas web dinâmicas ou use a API avançada (interface de programação da aplicação) para desenvolver espantosas aplicações de cartografia baseadas na web.

Introdução

Suporte a plataforma Linux® e Windows®, inúmeras ferramentas de desenvolvimento, opções de visualização flexíveis, suporte a Oracle® and Microsoft® SQL Server® e integração de normas Open Geospatial Consortium tornam o software Autodesk MapGuide Enterprise 2010 uma forma mais rápida, fácil e mais flexível para aceder, analisar e distribuir informação espacial e de projecto crucial.

As organizações que implementam o Autodesk MapGuide Enterprise conseguem o retorno absoluto de seu investimento em dados e reduzem os custos de distribuição de informação espacial dentro ou fora da sua organização.

Os programadores usam o Autodesk MapGuide Enterprise para adicionar cartografia a aplicações já existentes, construir novas aplicações inovadoras ou integrar com sistemas antigos, usando um ambiente de authoring uniforme que automatiza o desenvolvimento da aplicação.

Novidades no 2010

Melhorias no desempenho: O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 inclui várias melhorias no desempenho, tais como melhor conectividade da base de dados Oracle,  carregamento mais rápido do framework flexível de layouts web, selecção mais rápida do processamento, múltiplas ligações ficheiro raster file, assim como uma maior  estabilidade.

Reprojecção raster: O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 incorpora a reprojecção instantânea do conteúdo raster a partir do sistema de coordenadas da fonte para o sistema de coordenadas dos mapas.

Opções de legenda melhoradas: O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 permite aos utilizadores determinar os ícones de pré-visualização de símbolos geométricos que são apresentados na legenda.

Melhorias adicionais: Relatórios de erros melhorados e melhorias na gestão de repositórios de recursos.

Descontinuação do DWF Viewer: A funcionalidade do software DWF Viewer encontra-se disponível no Autodesk MapGuide Enterprise 2010, mas já não iremos fornecer assistência para este software. Para o DWF Viewer funcionar no Autodesk MapGuide Enterprise 2010, o software Autodesk® Design Review 2009 tem de estar instalado no sistema cliente. As futuras versões do Autodesk MapGuide Enterprise não irão suportar o DWF Viewer. O Autodesk MapGuide Enterprise irá continuar a suportar o formato DWF como parte de um fluxo de trabalho, podendo efectuar a plotagem de um mapa para um ficheiro DWF e permitindo a utilização do software Autodesk Design Review para a visualização autónoma e offline do ficheiro DWF. Consulte a documentação para obter informações sobre como adquirir o Autodesk Design Review versão 2010.

Autodesk MapGuide Studio - Agora disponível com um download gratuito: O Autodesk MapGuide Studio 2010 encontra-se disponível como um download gratuito no Centro de Subscrição Autodesk para os clientes do Autodesk MapGuide Enterprise. O software Autodesk MapGuide Studio 2010 está também incluído no DVD do Autodesk MapGuide Enterprise 2010. Os clientes podem agora obter facilmente acesso ao ambiente de produção de conteúdos do Autodesk MapGuide Enterprise sem qualquer custo adicional.

Nova opção de preços: O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 está disponível como uma subscrição comercial Edição Pessoal, por CPU (ou 2 Núcleos) e uma nova subscrição Deployment Edition Commercial, por CPU (8 Núcleos).

Desenvolvimentos da comunidade OSGEO: A biblioteca JavaScripting de OpenLayers consegue utilizar o MapGuide Open Source e o Autodesk MapGuide Enterprise como uma fonte de dados de mapas, oferecendo aos utilizadores um conjunto de ferramentas de scripting para sistemas ou aplicações cliente que permite criar interacções mais complexas com os utilizadores, tais como

● Ferramentas de anotação gráfica para sistemas ou aplicações cliente
● Capacidade de utilizar múltiplas fonte de dados de mapas
● Marcadores e janelas pop-up

 

 Autodesk MapGuide Enterprise

Funcionalidade

Descrição

Vantagem

Melhores opções de renderização

- Use múltiplos motores de renderização, GD e AGG para fazer a renderização de mapas baseados em AJAX.

Produza mapas cartográficas bonitos na web.

Suporte de expressões mais poderoso e uniforme

Editor de expressões poderoso e um conjunto robusto de funções que trabalha com todos os fornecedores de dados feature

data object (FDO).

Com facilidade, crie expressões para Filtros, Temáticos e Etiquetagem.

Dados de Elevação Estilizados

Publique dados de elevação (formatos DEM ou Geotiff) do AutoCAD® Map 3D 2010 directamente no Autodesk MapGuide Enterprise

2010 para utilização nas suas aplicações webSIG.

Partilhe informação geoespacial, tanto em dados 2D como baseados na elevação, na web.

Suporte de plataformas alargado

 

Funciona como um serviço no sistema operativo Microsoft

Windows Server® através do IIS ou do Apache e como um processo (daemon) em

Linux através do Apache.

Para maior versatilidade e menor custo de propriedade.

Maior Capacidade Cartográfica

Utilize regras de simbologia cartográfica avançada para

conferir layers num mapa.

Crie mapas cartográficas espantosas para serem utilizados em aplicações de cartografia via web.

Desenvolvimento e distribuição de aplicações Server-Side

Tire proveito de um conjunto de funcionalidades mais vastas que o scripting do lado cliente. O scripting corre na máquina do servidor e os

resultados são enviados para o cliente.

Produza aplicações que suportam visualização raster e vectorial com o mesmo código.

Ambiente técnico mais fácil e menos dispendioso de suportar.

Não precisa de actualizar o software do cliente quando as aplicações são actualizadas.

Funcionalidade, lógica e código são os mesmos.

Suporte a multilinguagens de programação

 

Suporta as linguagens .NET, JavaScript® e PHP através das Web Extensions, com APIs consistentes entre todas as plataformas.

Os programadores podem trabalhar na linguagem de programação da sua escolha sem quaisquer perdas de funcionalidade.

Integração nativa em servidores de Internet

Integre de forma nativa no IIS como módulo ISAPI e no Apache como módulo de Apache.

Oferece maior desempenho, estabilidade e fiabilidade para a sua aplicação baseada na internet.

Ligações simultâneas

Suporte ligações simultâneas consultas – queries - paralelas ou simultâneas) a múltiplos servidores de bases de dados, residentes localmente ou alojadas em sistemas Unix® ou Windows acessíveis através da rede.

Integre informação mantida em múltiplos

departamentos ou locais.

Modelo seguro de acesso a dados

 

Ajuda a garantir que a distribuição de seus dados 

ou aplicação somente a utilizadores autorizados.

Ganhe um controlo flexível sobre a distribuição da informação.

Escalável

Equilíbrio pragmático da carga permite múltiplos servidores partilharem a carga de aplicações mapguide. O servidor foi concebido para tirar o máximo partido possível das arquitecturas multiprocessador e inclui a capacidade de distribuição de carga.

Um site ou vários sites de distribuição de carga podem crescer parar suportar muitos utilizadores em simultâneo.

 

Administração através da Internet

Adicione e remova servidores, configure servidores e serviços, inicie e

pare servidores, configure  a geração de ficheiros log, visualize ficheiros log,

defina utilizadores e grupos, e dados de pacote e utilização em todos os servidores.

Administre os servidores remotamente a partir de qualquer browser, e mude os dados, desde os servidores de desenvolvimento até aos de produção e nos servidores

Mirrored.

Suporte a

GoogleTM Earth KML

 

Obtenha suporte directo para publicar conteúdos através do serviço do Google EarthÔ.

 

Torne a informação especial 2D e 3D disponível a uma audiência mais vasta de utilizadores, familiarizados no uso do Google EarthÔ.

 - Adicione a sua informação espacial aos dados cartográficos baseados no Google EarthÔ.

Suporte com os Serviços Web do Open Geospatial

Consortium (OGC®)

Obtenha suporte para os dados de consumo e publicação, sob as formas raster e vectorial, através dos Web Mapping Services (WMS) e Web Feature Services (WFS).

Interaja com sistemas  externos e distintos.

 

 

Visualização Poderosa

O Visualizador AJAX proporciona aos utilizadores o acesso a projecto e mapas através de praticamente qualquer plataforma ou

Browser, sem necessidade de qualquer plug-in (componente). Os modelos de Web layouts flexíveis utilizam inerentemente o Visualizador AJAX, CSS (cascading style sheets) e Open Layers para apresentar mapas matriciais e não matriciais.

Aceda a projectos e mapas  sem necessidade de um browser específico.

 

Portabilidade

 

Efectue a plotagem de mapas para o formato DWFTM, que pode ser acedido usando o

Autodesk® Design Review no modo "desligado" Desta forma, é possível visualizar mapas em formato vectorial offline com os atributos dos dados preservados.

Utilize os dados espaciais no terreno, para visualização ou anotação.

Modelos de Layouts Flexíveis e widgets de aplicações

A tecnologia de Web Layouts Flexível permite seleccionar de vários modelos para criar a sua aplicação Web baseada no MapGuide. Os Layouts Web Flexíveis incluem suporte para

. Mapas panorâmicos.

. Ferramentas melhoradas para seleccionar, medir e digitalizar entidades

 

O Autodesk MapGuide Studio inclui suporte completo para aplicações de 

authoring com Layouts Web

Flexíveis, incluindo a capacidade para facilmente alternar entre os modelos.

Crie facilmente aplicações  webSIG completas do tipo Web 2.0, utilizando um sistema modular de templates de projecto flexíveis e mini-aplicações do tipo

“drag&drop”, que requerem poucos ou nenhuns conhecimentos sobres programação para a Web.

 

Suporte de expressões mais poderoso e uniforme

O editor de expressões poderoso e uniforme que é partilhado com o AutoCAD

Map 3D 2010 permite aos utilizadores criar expressões utilizando nomes de campos drop-down juntamente com

. Funções Matemáticas tais como log, exp, sin, cos

. Funções de Texto tais como Concat, Rtrim, Lower,

Translate

. Funções de Data tais como

CurrentDate, Extract,

MonthsBetween

. Funções Geométricas tais como Areas e Lengths

. Funções de Conversão tais como ToString, ToDouble

Com facilidade crie expressões para Filtros, Temática e Etiquetagem, independentemente dos formatos fonte dos dados.

 

Ambiente de produção de conteúdos unificado

Com o ambiente de produção de conteúdos amigo do programador baseado em populares ferramentas de desenvolvimento web, os utilizadores podem

. Extrair, transformar e carregar dados

. Utilizar a janela com separadores da interface de múltiplos documentos Site Explorer (MDI)

. Editar layers estilizados e temáticos

. Compilar layers num mapa

. Definir estilos de display por escala

. Etiquetar automaticamente por escala

. Utilizar a pré-visualização Web Layout sem publicação (pré-visualização da publicação)

. Personalizar menus pop-up

Ganhe flexibilidade, facilidade de utilização, prototipagem rápida e rápido desenvolvimento de aplicações que não necessitam de utilizar ferramentas diferentes para carregar dados, conectar a bases de dados e publicar para a web.

 

Pré-visualizações de fontes de dados

Capacidade de pré-visualização para vários tipos de dados que os FDOs garantem o acesso a: Oracle e SQL Server, ODBC e ArcSDE® e outros formatos.

Simplifique a integração de fontes externas de dados.

 

Gestão de dados vectoriais

Carrega dados SDF, SHP, DWG™ e DWF com pré-estilo.

Automatize a agregação e publicação de dados geoespaciais.

Gestão de dados raster

 

Trabalhe na maioria dos formatos raster:

BMP, CAL, ECW, JPG, PNG, SID, TGA e TIF.

Amplie o valor de actuais dados de mapas. Digitalize  fontes de microfilme ou  de dados em papel e rapidamente

integre-os nas aplicações.

Apresentação WYSIWYG (what you see is what you get) de mapas com conteúdos produzidos “authored”.

Interface fácil de utilizar para pré-visualizar o web layout.

 

 

Obtenha feedback imediato quando estiver a produzir conteúdos.

 

Ferramentas de estilização de mapas

Use a interface para estilizar e

renderizar funcionalidades dos mapas, baseado em regras do utilizador e crie automaticamente mapas temáticos.

 

Produza apresentações de mapas atractivas e com significado.

 

Visualização única a informação de todo o site

 

Visualize todos os conteúdos do site no Site Explorer. Arraste dados ou recursos dentro do Site Explorer para preparar a edição e a aplicação.

Com facilidade, faça a gestão de seu repositório. Adicione com rapidez referências a recursos partilhados para as suas aplicações.

 

Publicação web de um só passo e personalização conveniente

Insira uma referência ao seu mapa dentro de um layout Web predefinido e o mapa é instantaneamente publicado para a web. Personalize as barras de ferramentas e os facilmente dentro de um ambiente gráfico. Escreva os seus próprios comandos personalizados e adicione-os à Web.

Itere facilmente os comandos  que aparecem no web layout

surround, mesmo depois de ter produzido a sua própria aplicação personalizada. Ganhe flexibilidade excepcional ao criar os seus próprios comandos avançados server-side que comunicam entre o mapo e a sua aplicação personalizada.

Aplicações de visualizadores duplos

Os programadores podem  criar uma aplicação única que funciona tanto com o Autodesk Design Review como com o visualizador

AJAX , que não necessita de

plug-in.

Não é necessário comprometer-se com uma estratégia de visualização única.

 

Interoperabilidade com as soluções da Autodesk

 

. Utilize os elementos de Display Manager AutoCAD Map 3D como layers de mapas.

. Carrega ficheiros DWG ou utilize ficheiros DWF já existentes como layers de mapas.

. Utilize o FDO como uma API de fonte de dados comum.

. Utilize APIs comuns partilhados com AutoCAD Map 3D.

Com rapidez, crie mapas  utilizando mapas e desenhos 

previamente efectuados.

 

Ganhe acesso fácil e eficiente a tipos de dados de toda a empresa, com uma interface normalizada, de produto cruzado (AutoCAD Map 3D,

AutoCAD® Civil 3D®).

 

 

Suporte de normas

Os fornecedores de Open Geospatial FDO permitem o uso e a configuração de

Web Map Services (WMS) e

Web Feature Services (WFS).

Utilize os serviços web como layers de mapas para a sua aplicação ou forneça e descreva novos serviços.

 

Suporte ao sistema de coordenadas

Aceda a mais de 3.000 sistemas de coordenadas do mundo inteiro, para além de sistemas não-cartográficos.

Ganhe flexibilidade e melhore a integração de dados.

 

.NET API

 

Carrega e organize programaticamente dados a partir de qualquer linguagem compatível

Com rapidez, crie programas para executar trabalhos repetitivos, acelerando na utilização de mapas.


 

 
Topo Ir para o Topo do Portal.
Links de Interesse  | Copyright © 2008 www.cpcis.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+
 
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0